A grama-bermudas é um tipo de gramínea cultivada em pastos, fenações, na formação de gramados e em barrancos para a cobertura do solo.
Trata-se de uma espécie presente no território português, nomeadamente em Portugal Continental, no Arquipélago dos Açores e no Arquipélago da Madeira.
Em termos de naturalidade é nativa de Portugal Continental e no Arquipélago da Madeira e introduzida no Arquipélago dos Açores.
Esse tipo de grama se tornou comum no Brasil, pela fácil adaptação ao solo local já que a Grama Bermudas pode ser plantada em qualquer época do ano sendo resistente ao calor intenso do verão e à época de secas do inverno.
A Grama Bermudas pode ser aplicada em qualquer tipo de solo, é uma espécie muito resistente aos períodos de secas, ao pisoteio e a erosão provocada pela ação do vento e da água da chuva.
Quando os cuidados são frequentes ela se estabelece com facilidade formando um denso gramado potencializando ainda mais sua estética.
Pelo seu fator estético ser muito positivo a utilização é muito comum em campos esportivos como futebol e golfe, em playgrounds e em outras áreas de tráfego muito intenso de pessoas como parques, áreas sociais, garagem e calçadas.
Antes de receber a grama: Prepare o local onde a grama será plantada retirando as ervas daninhas, pedras, sujeira e entulhos. Tente preparar o solo de maneira mais uniforme possível sem desnível e “morrinhos” (planagem).
Apesar de a Grama Bermudas crescer em solos rasos e rochosos, recomenda-se plantar a Grama Bermudas em solos férteis para o seu crescimento saudável.
Quando comercializada, a grama deve ser plantada imediatamente e as placas colocadas lado-a-lado. Após o plantio a Grama Bermudas deve ser regada diariamente durante um período dos primeiros 30 dias.
Após esse período de adaptação ao solo a Grama Bermudas precisa ser regada semanalmente, dê preferência a irrigação automática isso evitará perda de água e otimizar a irrigação homogênea da grama.
Tolerância ao calor intenso: a Grama Bermudas tem uma resistência muito quando falamos de altas temperaturas, o seu crescimento e sua adaptação não são afetado pela variação da massa de calor.
Não há a necessidade de água frequente, sendo necessário ser feita a irrigação apenas uma vez por semana podendo até chegar a suas semanas.
Em playgounds e áreas sociais onde periodicamente há pisoteio intensos e tráfego frequente de pessoas a grama tem boa adaptação e ótima resistência.
Em áreas de com pouca intensidade de luz solar ou muita sombra o seu desenvolvimento é atrapalhado, deixando áreas com contato direto a terra e pouquíssimos agrupamentos de gramas.
Regiões muito frias são um problema para desenvolvimento da espécie em si, a falta de contato com o sol faz com que o seu desenvolvimento seja prejudicado e sua manutenção ainda mais complicada.
Apesar dessas utilizações é uma erva daninha em muitas plantações como café, amendoim, canaviais e chegando a diminuir até 80% da produção.
É uma planta que compete espaço com outras que são nativas, invade terrenos baldios e elimina do solo a humidade, os nutrientes e o oxigénio. Causa também impactos na saúde: seu pólen causa alergias e a febre do feno.
Podas: a Grama Bermudas pode ser podada quando a grama atingir 2 a 3 cm de altura ou quando atingir 4 a 5cm de altura a depender do gosto do proprietário.
Adubação: Recomenda-se fazer adubação constante da Grama Bermudas, o ideal é manter uma frequência de adubação a cada 6 meses para que a grama que seu crescimento seja saudável e a estética do local aonde foi plantada fique ainda mais bonito.
No Gramados Poty você encontra sementes da Grama Bermudas e de outras espécies de gramas pelo melhor custo-benefício do mercado, além de um atendimento de excelência. Precisando desse tipo de grama ou de outras espécies entre em contato com nosso atendimento e veja o que podemos fazer por você.
Outros tipos de grama
A grama Batatais, que também é conhecida como Grama Matogrosso, Grama da Bahia, Grama Forquilha, Gramão, Grama de Égua e Grama de Pasto é uma grama muito popular em todo o mundo. Ela é...
A Grama Esmeralda é originalmente da Ásia, mais especificamente do Japão. Ela é uma grama bastante resistente à variações de temperatura, ao frio intenso, à infestações por insetos e ervas...
A grama São Carlos é também conhecida como Grama Curitibana, Grama Raspim, Grama Tapete, Grama Missioneira e Grama Sempre Verde. A sua origem é incerta, mas atribui-se que ela é de origem...
Contatos
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade